Cobre na cachaça
1 INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho foi abordar de forma ampla a determinação do cobre na aguardente, mostrar através de pesquisas os benefícios e malefícios, os fatores que influenciam o cobre para ser absorvido na aguardente, as características físicas e químicas do cobre, as varias utilidades do cobre. O método de analise do cobre na aguardente é bastante detalhado para a compreensão do método de absorção atômica. Nos escolhemos este tema, pois a aguardente é a bebida mundialmente conhecida por ser de origem Brasileira, e o método escolhido de espectrofotometria pois estamos estudando este equipamento e suas metodologias.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 HISTÓRICO:
O cobre é um metal nativo, vindo do mineral calcopirita, seu símbolo químico é Cu, que contém muitas vezes quantidades diminutas de prata, de bismuto, de mercúrio, de arsênio e de antimônio. O cobre é um dos poucos metais que ocorrem na natureza em estado puro. Cobre é um metal de coloração vermelha, dúctil e maleável, que se cristaliza no sistema isométrico (cúbico), na classe hexaoctaédrica. À exceção da prata, é o metal que melhor conduz eletricidade. Destaca-se também por sua elevada condutividade térmica, o que faz com que, devido a sua resistência à deformação e à ruptura, ele seja matéria-prima preferencial para a fabricação de cabos, fios e lâminas.
2.2 EXPLICAÇÃO:
Aguardente de cana é a bebida com graduação alcoólica de 38% a 54% em volume, a 20ºC, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar, podendo ser adicionada de açúcares até 6 gramas por litro. A bebida que contiver açúcares em quantidade superior a 6 e inferior a 30 gramas por litro será denominada aguardente de cana adoçada.
O processo produtivo da cachaça é composto por basicamente cinco estágios: - Cana: é a matéria prima para a fabricação da cachaça. - Moagem: