Atps extensão rural tema 2
O perfil atual do meio rural brasileiro Disciplina de Extensão Rural
A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, desde os primórdios da colonização até o século XXI, evoluindo das extensas monoculturas para a diversificação da produção. Desde o Estado Novo, com Getúlio Vargas, cunhou-se a expressão que diz ser o "Brasil, celeiro do mundo" - acentuando a vocação agrícola do país.
A agricultura brasileira apresenta uma serie de problemas e desafios, que vão desde reforma agrária, queimadas, êxodo rural, financiamento da produção, da rede escoadora e a viabilização econômica da agricultura familiar, englobando questões políticas, sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas.
A evolução do meio rural no Brasil ocorreu de uma forma muito irregular, marcado por períodos de nítida prosperidade, advinda da exportação de determinados produtos, e depressão subseqüente ao desaparecimento ou perda de mercado dos mesmos. Para alguns pesquisadores somente o café, a partir do início do século 20, propiciou o desenvolvimento industrial e o progresso econômico, concentrados especialmente na região de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Outro fator relevante para a evolução rural foi a então chamada "Revolução Verde", nome dado ao período em que o Brasil começou a passar por uma profunda modernização em sua agricultura a partir dos anos de 1960, que englobava uma série de medidas técnicas tais como a utilização de sementes melhores, adubos químicos, agrotóxicos e mecanização agrícola, objetivando o aumento da sua produção e assim melhoravam os resultados das colheitas dos produtores.
Com relação ao estágio de desenvolvimento econômico do Brasil na década de 1970, podia-se em princípio, estabelecer como objetivos a serem alcançados pelo setor agrícola os seguintes: aumentar a oferta de alimentos e matérias-primas a preços menores, a fim de atender à