Formação sociopolítica e técnica da cadeia produtiva do leite.
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES/Caicó
1.2. Coordenador
Émerson Neves da Silva
1.3. Nome do bolsista
Patrícia Lucena de Araújo
1.4. Nº do Processo Institucional 64080/2010.1 1.5. Nº do Processo Individual
370754/2011-5
1.6. Modalidade/Nível de bolsa
ATP – B
1.7. Período de Vigência da bolsa
01/03/2011 a 30/06/2013
1.8. Período de Referência do Relatório Técnico
14/02/2012 a 15/06/2012
2. RESUMO DO PROJETO
O Projeto de Pesquisa e Extensão “Formação Sociopolítica e Técnica da Cadeia Produtiva do Leite: Aplicação de Estratégias da Pedagogia da Alternância no Rio Grande do Norte”. Através da Incubadora AFESOL, criada e instalada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, no inicio de 2011, tem como intuito e foco principal, contribuir com a organização popular na região do Seridó. O projeto é voltado especificamente na realização de um conjunto de formações sócio-políticas e técnicas, junto às associações vinculadas aos tanques de resfriamentos instalados na região do Seridó Potiguar.
A AFESOL busca desenvolver, capacitar e aprimorar os trabalhadores rurais, participantes das associações contempladas com os tanques de resfriamento. Desenvolvendo atividades que interfiram e melhore o comportamento associativo, relacionamento interpessoal, desempenho geral das ações, realizando atividades de acompanhamento, assessoria e incentivo de experiências solidárias. Para que os objetivos sejam alcançados, serão empregados procedimentos metodológicos da pedagogia da alternância, economia solidária e procedimentos de auto-gestão.
A idéia que fez com que o projeto fosse pensado e germinado surgiu de estudos realizados na região do Seridó. Local este que é perceptível desde os tempos antigos, quando a região tinha economia voltada e com grande potencial de produção para a cotonicultura,