Invertebrados
O Reino Animália é dividido, artificialmente, em invertebrados e vertebrados (esses últimos, os possuidores de espinha dorsal e caixa craniana). Essa divisão tem como único objetivo facilitar o estudo dos animais, expondo características únicas de cada individuo e suas diferenças
Características Gerais:
Os animais invertebrados formam um grupo não natural, nomeado em oposição ao grupo dos vertebrados. Essa artificialidade do agrupamento fica evidente em função da reunião de grupos heterogêneos com imensa variação de tamanho, estrutura, diversidade e adaptação a diferentes modos de existência.
Embora não sejam tão populares como muitos vertebrados, aparecem na natureza em maior número e variedade. São mais antigos, pois a partir deles é que evoluíram os vertebrados. De modo geral suas características são específicas para cada sub-grupo, chamado filo, e podem ser muito distintas até mesmo dentro do mesmo filo, devido à grande diversidade de animais.
Devido à ausência de esqueleto interno, o tamanho desses organismos, de maneira geral, é limitado a dimensões relativamente pequenas. Tal fato, aliado ao seu curto ciclo de vida, acabou possibilitando, ao longo de milhões de anos de evolução, uma extraordinária diferenciação de formas e a colonização de diversos tipos de ambientes.
Compreendendo uma diversidade muito grande de animais, este grupo é fundamental para a cadeia alimentar de diversos outros organismos, além de serem colaboradores também na produção de alimentos consumidos pelo homem.
Espécies:
Poríferos - esponjas
· Cnidários e Ctenóforos – águas-vivas, anêmonas, corais
· Platielmintes, Nemertinos e Asquelmintes – vermes
· Moluscos – caramujos, mariscos, polvos
· Anelídeos – minhocas, sanguessugas
· Artrópodos – Aracnídeos (aranhas, escorpiões, carrapatos); Crustáceos (camarão, caranguejo, lagosta), Unirremes (centopéias), Insetos (libélulas, gafanhotos, cupins, percevejos, cigarras, besouros, borboletas, moscas, formigas)
·