analise de leite
B7999E-0 CLÁUDIA REGINA GONÇALVES DA SILVA
B640JA-2 JULIANA PARMA PEREZZANI
B78GIJ-0 VALÉRIA GODOY BERNARDINO
DATA 18 / NOV / 2013
CURSO: NUTRIÇÃO
PERÍODO: NOTURNO
DISCIPLINA: BROMATOLOGIA
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CARMEM
Campinas/SP
Novembro/2013
INTRODUÇÃO
O leite é o produto da secreção da glândula mamária dos mamíferos, e constitui o único alimento na primeira fase de vida. É caracterizado por uma solução coloidal de proteínas em emulsão com gorduras e uma solução de vitaminas e minerais, peptídeos e outros componentes. (Philippi S.T., Pirâmide dos Alimentos, 2008).
É rico em nutrientes sendo, considerado um alimento quase completo, largamente comercializado e consumido pela população, principalmente crianças e idosos. Por ser de origem biológica, ele pode apresentar variação nos seus componentes. O leite é um alimento composto aproximadamente por 87,0% de água, 3,6% de gordura, 3,6% de proteínas, 4,5% de lactose e 0,8% de vitaminas e sais minerais, sendo que a porcentagem de cada elemento pode variar conforme a espécie, raça, individualidade, alimentação, tempo de gestação, intervalos entre ordenhas, “stress” ou ação de drogas medicamentosas. Desse modo, o leite possui um valor nutritivo importante na alimentação humana.
.
OBJETIVOS
Nesta aula experimental temos como objetivo avaliar a qualidade das amostras de leite pela comparação dos resultados de várias determinações, como: densidade, acidez, determinação do pH, análise de substâncias estranhas no leite, como conservantes (formol), espessantes ( pesquisa de amido) e neutralizantes (teste de alizarina).
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais
Amostras de leite
Béquer de 250 ml
Lactodensímetro de Quevenne
Proveta de 250 ml
Bastão de vidro
Termômetro
Bureta de 25 ml
Erlenmeyer de 125 ml
Solução