traumatismo craniano
O traumatismo craniano é uma lesão na cabeça que é gerada por uma pancada, ele pode aparecer no momento ou se desenvolver lentamente ao decorrer de horas, podendo se transformar em traumatismo cranioencefálico.
A maior parte das lesões cranianas é considerada leve porque o crânio tem uma considerável proteção contra lesões (pancadas), mas essa lesão também pode ser um problema grave. (por isso é necessário avaliação médica).
Essas lesões muitas vezes são causadas por quedas, acidentes em casa, acidentes de trânsito, violência física
Você pode sofrer uma lesão e não sentir nada na hora e continuar fazendo suas atividades normalmente, mas deve-se ter atenção, pois os efeitos da lesão podem ser retardados.
Traumatismo Craniano
Os traumatismos cranianos são causados por impactos contra o crânio, como uma pancada forte na cabeça, uma queda, um acidente automobilístico. O dano pode ser tanto no ponto de impacto como no pólo oposto.
É causado por uma lesão primária ou secundária, o trauma mecânico, que ocorre na hora do impacto e pode causar danos irreversíveis ao cérebro. A lesão secundária é qualquer acontecimento fisiológico que acontece minutos, dias ou até meses depois da lesão primária e causa dano ao tecido nervoso. Lesões secundárias podem contribuir para dano neurológico permanente. Baixa pressão arterial, oxigenação irregular no cérebro, hipotensão arterial e crises convulsivas são alguns fatores de agravamento da lesão secundária.
As consequências de um traumatismo craniano vão desde a recuperação completa até a morte. O tipo de recuperação dependerá do local e extensão da lesão no cérebro.
Fratura craniana.
A fratura craniana é a ruptura de um osso do crânio. As fraturas estão presentes na maioria das tomografias de pacientes que sofreram lesões cerebrais. As fraturas cranianas podem lesionar artérias e veias, provocando sangramento nos espaços em torno do tecido cerebral. As fraturas podem