Traumatismo Craniano/queimadura
Qualquer impacto suficientemente grave pode causar traumatismo craniano, incluindo lesão de coluna vertebral com risco de lesões medulares.
2.28.1 Tipos de Traumatismo Craniano:
O cérebro fica dentro do crânio, que é rígido e inflexível. Se o tecido cerebral sofre hemorragia ou inchaço após uma lesão, a pressão intracraniana resultante compromete a função cerebral. Se não for reduzida, a pressão pode levar à morte.
Os traumatismos cranianos envolvem lesões no couro cabeludo ou no cérebro.
2.28.2 Lesão no Couro Cabeludo
Como qualquer outra parte mole, o couro cabeludo também pode ser lesionado – ele pode sofrer contusões, lacerações, abrasões ou avulsões.
2.28.3 Lesão no Cérebro
A maioria das lesões cerebrais é causada por traumas, freqüentemente em acidentes com veículos motorizados ou quedas. A lesão cerebral também pode ser secundária – o cérebro pode ser lesionado em conseqüência de uma lesão em outro sistema orgânico (alterações na pressão arterial, por exemplo, podem afetar a perfusão cerebral).
2.28.4 Sinais e Sintomas de Lesão Cerebral
Os sinais e sintomas podem não aparecer imediatamente após a lesão cerebral; eles se tornam óbvios quando o cérebro incha dentro do crânio, o que pode demorar até 18 horas. Os sinais de aumento na pressão intracraniana incluem:
Alteração na responsividade; a vítima não está mais alerta e pode responder apenas a estímulos verbais ou dolorosos;
Combatividade e comportamento errático;
Náuseas e/ou vômitos;
As pupilas que não são iguais ou reativas à luz; “olhos de boneca” (os olhos não se movimentam juntos quando a vítima vira a cabeça para o lado);
Dor de cabeça, às vezes intensa;
Visão dupla ou outros distúrbios visuais;
Perda de memória, confusão ou desorientação;
Fraqueza ou perda do equilíbrio;
Crises convulsivas.
2.28.5 Atendimento de Emergência em Caso de Traumatismo Craniano
Antes de iniciar o atendimento de emergência a uma vítima com