Traumatismo Crâniano Encefálico ( TCE)
Curso
Traumatismo Crânio-Encefálico
Nome do Aluno
TUCURUÍ-PA
JANEIRO 2013
Traumatismo Crânio-Encefálico
O Traumatismo Crânio- encefálico constitui a principal causa de óbitos e sequelas em pacientes multitraumatizados. Entre as principais causas estão: acidentes automobilísticos (50%), quedas (21%), assaltos e agressões (12%), esportes (10%). No Brasil, anualmente meio milhão de pessoas requerem hospitalização devido a esses traumatismos, destas, 75 a 100 mil pessoas morrem no decorrer de horas enquanto outras 70 a 90 mil desenvolvem perda irreversível de alguma função neurológica.
Professor
TUCURUÍ-PA
JANEIRO 2013
Introdução
O TCE é uma agressão ao cérebro, causada por uma força física externa, que produz um estado diminuído ou alterado de consciência, que resulta em comprometimento das habilidades cognitivas ou do funcionamento físico. Este pode ser temporário ou permanente e provocar comprometimento funcional parcial, total, ou mau ajustamento psicológico .
Traumatismo Crânio-Encefálico
O TCE constitui qualquer agressão que acarrete lesão anatômica ou comprometimento funcional do couro cabeludo, crânio, meninges ou encéfalo. A incidência de TCE é maior para homens que para mulheres, mais de 50% dos pacientes com TCE está entre as idades de 15 e 24 anos. É importante que sejam compreendidos os mecanismos da lesão cerebral, visto que há conseqüências sensoriomotoras, cognitivas, comportamentais e sociais diretamente seqüenciais à injúria 5.
O TCE é dividido por duas lesões, chamadas primárias e secundárias. As lesões primárias ocorrem segundo a biomecânica que determina o trauma, já as lesões secundárias ocorrem segundo alterações estruturais encefálicas decorrentes da lesão primária bem como de alterações sistêmicas