quimica
1- Diferencie corrosão pela ação química de corrosão eletroquímica.
2- Alguns óxidos de metais formam uma camada passivadora, fina e aderente. Para alguns materiais a presença dessa camada é muito importante para dar ao material características de elevada resistência à corrosão, como é o caso do óxido do Alumínio (Al2O3 - alumina). Explique o porquê disso.
3- Na pilha de corrosão formada pelo mesmo material, mas de eletrólitos diferentes, indique nos itens “a” e “b” quem funcionará como ânodo e como cátodo, justificando. a- A parte do material que estiver imerso no eletrólito mais diluído. b- A parte do material que estiver imerso no eletrólito mais concentrado.
4- Explique como ocorre a oxidação do Ferro ao ar seco e ao ar úmido (corrosão por aeração diferenciada), escrevendo as respectivas reações química e eletroquímica (reações anódica e catódica).
5- Por que a presença de fissuras, cavidades, porosidades, óxidos, sujeiras etc. constituem-se focos de corrosão?
6- Comente sobre a influência da temperatura no processo de corrosão dos materiais.
7- O que pode levar ao processo de corrosão intergranular?
8- O que é corrosão intragranular e como pode ser gerada?
9- Como ocorre a corrosão sob tensão e como pode ser evitada ou minimizada?
10- Cite os principais meios de proteção dos metais contra a corrosão.
11- Explique os processos de proteção galvânica e não galvânica, citando suas principais vantagens e desvantagens.
12- Em que consiste o processo de galvanização?
13- O casco de um navio é feito de aço e esta sujeito à corrosão eletroquímica, pois interage com a água do mar. Como poderia então ser protegido contra à corrosão o casco do navio? Explique em termos de potenciais eletroquímicos.
17- Nos postos de gasolina temos tanques enterrados no subsolo e estes são protegidos usando corrente impressa: a- Explique como ocorre este tipo de proteção b- Que propriedade(s) deve apresentar o