Quimíca
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Química é a ciência que estuda a estrutura das substâncias, a composição e as propriedades das diferentes matérias, suas transformações e variações de energia.
A sua utilização está presente em inúmeras atividades, como por exemplo, na Agricultura, na Medicina, em casa, e já que essa Ciência é tão útil em nosso cotidiano, é importante que o aluno perceba e compreenda que no mundo a sua volta a muito de Química.
Desse modo, considerando o objetivo de fornecer conhecimentos relevantes que possam servir de ferramentas cultural para o jovem participar ativamente da sociedade moderna, as estratégias de ensino serão orientadas no sentido de permitir que o aluno tenha um aprendizado significativo, ou seja, algo que o faça perceber um sentido nas coisas que aprende relacionável entre si e que possam ter uma aplicação para o seu dia a dia. Assim, enquanto disciplina de Ensino Médio, a Química é muito importante para o aluno, já que o leva a perceber que a ciência é uma das mais úteis ferramentas para interpretar e entender o mundo; o ajuda em sua formação, capacitando-o a entender fatos da vida cotidiana; tornando-o um pesquisador, à medida que o insere num mundo de investigação de fatos cotidianos, dirigindo-o a um espaço constante de investigação, que o leve a uma contínua reflexão de cada descoberta feita e o quanto cada uma dessas descobertas modificou o mundo em que vivemos.
2. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES EPECÍFICAS
Representação em comunicação
1 – Descrever as comunicações químicas em linguagens discursivas;
2 – Compreender os códigos e símbolos próprios da química atual;
3 – Traduzir a linguagem discursiva em linguagem simbólica da química e vice-versa. Utilizar a representação simbólica das transformações e reconhecer suas modificações ao longo do tempo; 4 – Identificar fontes de informação e formas de obter informações relevantes para o conhecimentos da química (livros, jornais, manuais, revistas e