Análise do leite
BRUNO GABRIEL
ANÁLISE DO LEITE
SALINAS, 02 DE JUNHO DE 2014
KENNEDY ANDERSON
BRUNNO GABRIELL
ANÁLISE DO LEITE
Relatório desenvolvido sobre a Análise do leite, durante a disciplina TPVA como parte da avaliação referente ao 1º bimestre.
Professora: Edilene
SALINAS, 02 DE JUNHO DE 2014
Aula pratica de análise do leite
Na aula do 12/05/2014 foi realizado os testes de alizarol e dornic para verificar a acidez do e se ouve alguma fraude no leite.
O primeiro teste foi o de alizarol, que é feito assim que se recebe o leite nas industrias de laticínios para verificar se o leite é acido. Esse teste pode ser feito com uma pistola de alizarol, pipeta gradua e até mesmo uma seringa. O teste realizado foi com a pistola de alizarol que recolhe 2ml da amostra do leite e ao despejar em um recipiente (béquer, copo de vidro e placa de petri), a pistola já despeja também o alizarol. Depois de despejar fazer a mistura suavemente e se o leite tiver as seguintes colorações:
-amarela com grumos: o leite esta ácido.
-roxo ou lilás: o leite esta alcalino, fraudado com água .
-rosa meio cor de goiba sem grumos: o leite está bom.
O segundo teste foi o de dornic, que indica o grau da acidez do leite. Os materiais utilizado são: o acedímetro de dornic, copo béquer, pipeta volumétrica, conta-gotas, solução de fenolftaleína e solução dornic.
O acedímetro de dornic é composto de um reservatório para solução dornic e deve estar carregado com essa solução, quando for utilizar carregar a coluna graduada, com a solução do reservatório, pressionando com a bombinha de borracha
Com a pipeta volumétrica com o auxilio da bombinha de borracha foi coletado 10ml de leite e depois despejado em um copo béquer. Com o conta-gotas colocar de 3 a 5 gotas de fenolftaleína e mexer suavemente. Depois pressionar a torneira do acedímetro deixando cair gota a gota até obter uma substancia rosa bem claro.