Analise de leite
Thiago Cichocki
Colorado do Oeste/RO
2012
Thiago Cichocki
Relatório de Aulas Práticas
Trabalho apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus de Colorado do Oeste, no Curso Superior de Tecnologia em Laticínios, como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Analise de Leite e Derivados. Prof: Nélio Ranieli Ferreira de Paula.
Colorado do Oeste/RO 2012
Introdução
O leite é considerado um dos alimentos mais completos, devido ao seu alto teor de proteínas e sais minerais, além de outras características. Por sua composição físico-química e microbiológica, o leite é considerado um produto perecível.
O leite deve apresentar as seguintes características para ser um leite saudável Acidez: 15 a 18 ºDornic; pH de 6,6 a 6,8; Densidade: à temperatura de 15ºC estar na faixa de 1028 a 1032 gramas por litro de leite.Porem quando não possui essas características muitos produtores fraudam adicionando conservador como formol e água oxigenada;pode adicionar também alguns redutores como soda cáustica, bicarbonato de sódio, As técnicas utilizadas para as confirmações de coliformes são chamadas de Teste Presuntivo. O Teste Presuntivo consiste na semeadura de volumes determinados da amostra em tubos de caldo lactado ou com caldo Lawril Sulfato Triptose.
A ocorrência de coliformes indica claramente a inobservância das boas práticas de manipulação constituem um alerta para possível presença de outros tipos de microrganismos, podendo estes possuir uma maior patogenicidade ou, serem mais difíceis de encontrar, configurando assim uma situação desfavorável para a saúde dos receptores do alimento.
Objetivo
Este trabalho teve como objetivo fazer uma analise do leite e verificar se este está ou não contaminado por coliformes totais, analisando se o mesmo está ou não apropriado para consumo humano.
Materiais e Métodos
Material necessário:Caldo Lauril, água