Arte primitiva
Arte Primitiva & Arte Primitiva no Brasil
Maceió, 19 de Março de 2013
Arte Primitiva
Podemos encarar a arte primitiva como a "arte primeira", ou seja, aquela que representa as primeiras formas de manifestação artística da humanidade. Incluímos nesta classificação, tanto as primeiras obras de arte feitas pelo homem quanto às obras realizadas pelas comunidades que adotam o estilo de vida anterior à civilização.
* Características principais da arte rupestre
O homem pré-histórico era capaz de se expressar artisticamente através dos desenhos que fazia nas paredes de suas cavernas. Suas pinturas mostravam os animais e pessoas do período em que vivia, além de cenas de seu cotidiano (caça, rituais, danças, alimentação, etc.). Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra. O estudo desta forma de expressão contribui com os conhecimentos que os cientistas têm a respeito do dia a dia dos povos antigos.
Para fazerem as pinturas nas paredes de cavernas, os homens da Pré-História usavam sangue de animais, saliva, fragmentos de rochas, argila, etc.
* Arte Primitiva na atualidade
Nos dias de hoje também é possível encontrar arte primitiva; alguns exemplos são as máscaras para rituais, esculturas e pinturas que são feitas pelos negros africanos. Há ainda a arte primitiva entre os nativos da Oceania e também entre os índios americanos, que fazem objetos de arte primitiva muito apreciada entre os povos atuais.
Arte Primitiva No Brasil
A arte ou artesanato começou com o homem primitivo.
O homem que povoava o Brasil na época do descobrimento não ultrapassava, culturalmente, a idade neolítica. A cultura mais primitiva do Brasil são: os "Sambaquis"( Costa Atlântica/Hidrografia Amazônica) e "Lagoa Santa"( Minas Gerais/Confins).
Duas culturas bastantes arcaicas, onde suas habilidades artísticas não ultrapassava machados de pedra talhada. Mas nos Planaltos do Rio Grande Do sul e de Santa Catarina