A pesquisa em educação matemática e um novo papel para o professor
D’ AMBROÓSIO, Ubiratan. A pesquisa em educação Matemática e um novo papel para o professor. In: Educação matemática: da Teoria à prática. Campinas, SP: Papirus, 1996(Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
O papel do professor é de importância no processo educativo, contudo, é necessário que ele seja um facilitador nas idéias propostas em desafios no cotidiano, interagindo assim com o aluno, na formação política e social, utilizando-se de novos conhecimentos.
Com as novas tendências do ensino/aprendizado, a sociedade escolar deve estimular em adquirir, organizar, a gerar e a difundir o conhecimento vivo, inserindo nos valores e expectativas da sociedade, empregando os meios tecnológicos na educação e isso vem crescendo a cada dia, porém, o desafio é implantar essas teorias que ao longo dos tempos vem sedo debatida nos encontros dos profissionais da área do conhecimento educacional.
A relação entre professor e aluno é indispensável no processo de aprendizado, o bom é aprender com prazer ou ter a vontade de aprender, e isso, está relacionado com a forma em que o professor atua e na perspectiva do aluno em sua formação social, outro ponto importante é a interação promovida em sala de aula, onde existe a troca de informação entre docente e discente, interagindo, abrindo espaço para que o conhecimento do aluno seja manifesto.
A sociedade, ao longo dos tempos vem passando por transformações e o papel do professor não é apenas em determinada área de conhecimento, mais de ampliar a visão nessas mudanças no meio da sociedade. A educação para cidadania é um dos grandes objetivos da educação de hoje, a necessidade exige uma apreciação do conhecimento moderno, impregnado de ciência e tecnologia
Nessas transformações o professor de matemática deverá ter uma visão do que vem ser a matemática, do que constitui a atividade matemática, do que constitui a aprendizagem da