Forun de matematica
O ensino da matemática historicamente é marcado pelo estigma de ser uma matéria de difícil compreensão, vindo a se tornar uma angustia para a grande maioria dos alunos não só das escolas públicas, mas particulares também em todo o país. A escola brasileira por muito tempo fez uso de uma prática pedagógica tradicional e ainda hoje se ver em muitas escolas tal uso. Ensino de depósito, bancário como afirmou P. Freire, neste modelo de ensino o professor desempenhava um papel de mestre do conhecimento, um sacerdote e como tal jamais errava por isso seu trabalho pedagógico foi sacralizado.
Por muito tempo na Europa e na América a criança foi concebida como um pequeno adulto, e era tratado como tal, o ambiente da sala de aula todos adultizados não existia um reconhecimento das singularidades destes sujeitos. As salas de aulas não dispunham de imobiliário adequado nem objetos pequenos para serem manipulados pelas crianças.
Podemos afirmar que Maria Montessori mudou os rumos da educação tradicional não só na Europa, mas no continente americano, dando um novo sentido a educação da criança. Que passou a se ocupar não só da formação intelectual dos alunos, mas da formação plena destes sujeitos. A partir de uma prática pedagógica que considere as capacidades cognoscente dos alunos, respeitando os estágios de desenvolvimento das crianças.
Hoje não se concebe um ensino de matemática na educação infantil e fundamental menor, sem a utilização de jogos e materiais concretos, pois segundo Montessori estes materiais são estímulos que vão desenvolver as operações sensório\motor e cognitiva, o professor precisa ser menos conceitual e abstrato tornando-se um mediador, disponibilizando para seu aluno um ambiente diversificado em materiais concretos e jogos educativos para que possa está dando sentido real aos conceitos e zelar para que a criança disponha de plena liberdade.
A