matematica ensino superior
Setores de aplicação: Educação
Objetivo: Contribuir para as reflexões sobre as párticas de ensino de Matemática e seu papel na formação de professores para o Ensino Básico, bem como sobre a vasta gama de saberes educacionais, envolvidos na profissão docente, e suas relações com a Educação Matemática.
Introdução:
Novas tendências e novos conceitos fazem parte da preocupação dos pesquisadores que escolhem como objeto de pesquisa a formação de professores que ensinam Matemática. Hoje, buscamos formar um professor reflexivo, atualizado e capaz de trazer em sala de aula os resultados mais recentes de pesquisas. O profissional professor deve ser inovador e criativo, que percebe os problemas e reflete sobre saídas, inventando e experimentando novas soluções, liberando-se de formas convencionais, e em constante construção.
Mas como formar um profissional com tais requisitos, num curso de Licenciatura em
Matemática?
Essa pesquisa visa o que se pode fazer, num curso de Licenciatura em Matemática, para contribuir com a formação de um professor de Matemática atualizado em Educação Matemática.
Material e métodos:
O projeto reunirá alunos do curso de Licenciatura em Matemática numa investigação cujo objetivo principal é a formação desses futuros profissionais da educação e delinear limites e possibilidades para novos modos de pensar e fazer.
A pesquisa envolverá estudo teórico e debates coletivos com os alunos da UNIP. Os dados serão coletados com entrevistas e questionários antecipadamente elaborados conforme os objetivos à serem alcançados.
Na perspectiva formação de professores, o projeto se constitui em atividade de pesquisas educativas e, como muitos autores sugerem as atividades de pesquisa como central na formação de professores, isso refletirá na prática profissional futura, tanto no contexto escolar, na aprendizagem dos alunos e na dinâmica de classe, como no contexto científico, com a