A organização de conteudo
Organização de conteúdos As relações e a forma de vincular os diferentes conteúdos de aprendizagem que formam as unidades didáticas.
Quais os critérios que se utilizam para organizar os conteúdos de cada unidade didática? No sistema tradicional as disciplinas, ou cadeiras escolares, a forma de selecionar, distribuir e organizar os conteúdos de aprendizagem tiveram uma dependência clara da lógica formal.Sincretismo e globalização - Proposta de organização de conteúdos que, aparentemente, prescindem de com partimentação disciplinar, desenvolvendo, inclusive, métodos extremamente elaborados em que os critérios de organização dos conteúdos não estão condicionados por sua natureza disciplinar
Como podem ser organizados os conteúdos?Que referencial pode ser utilizado?
Os conteúdos podem ser classificados conforme sua natureza:
Multidisciplinares,interdisciplinares,pluridisciplinares,metadisciplinares,etc.Nestas propostas, as disciplinas justificam os conteúdos próprios de aprendizagem e, portanto, nunca perdem sua identidade como matéria diferenciada.
O alvo e o referencial organizador
É o aluno e suas necessidades educativas gerais. Uma educação centrada no aluno nunca é uma posição contraposta ou excludente, mas somatória.
As disciplinas como organizadoras dos conteúdos:diferentes graus de relação
Diferentes formas de relacionar as disciplinas: Multidisciplinaridade
– É a organização de conteúdos mais tradicional.Os conteúdos escolares são apresentados por matérias independentes umasdas outras.
Interdisciplinaridade
– É a interação entre duas ou mais disciplina, que pode ir desde a simples comunicação de idéias até a integração recíprocados conceitos fundamentais e da teoria do conhecimento, da metodologia edos dados da pesquisa.
Transdisciplinaridade
–É o grau máximo de relações entre as disciplinas,daí que supõe uma integração global de um sistema totalizador.
Métodos