organização dos conteudos
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS, VARIÁVEL METODOLÓGICA DESVALORIZADA
“Das diferentes variáveis que determinam a forma como se ensina, a que tem correspondência com a organização dos conteúdos, ou seja, como se apresenta e como se relacionam os diferentes conteúdos de aprendizagem, é certamente uma das que mais incidem no grau de aprofundamento das aprendizagens e da capacidade para que estas possam ser utilizadas em novas situações”.(p. 16)
“A tendência a incorporar a lógica formal elas disciplinas acadêmicas, isto é, a articulação dos conteúdos conforme a estrutura formal das matérias, vai além de uma análise rigorosa sobre a conveniência ou não de sua passagem direta para o âmbito educativo”.(p.16)
“É compreensível que no começo se considere boa a divisão convencional cio conhecimento: desde uma primeira divisão em ciências e letras até as sucessivas divisões e subdivisões em matérias e submatérias”. (p.16)
“No entanto, uma coisa é a organização elos saberes a partir de uma perspectiva científica e outra, bastante distinta, é como devem ser apresentados e ensinados os conteúdos desses saberes para que sejam aprendidos em um maior grau de profundidade”. (p.16)
“Sem dúvida, quando os diferentes saberes ou disciplinas organizaram seus conteúdos, sempre o fizeram com uma finalidade determinada, que obviamente não está relacionada com critérios classificadores vinculados à problemática de seu ensino”. (p.16)
“A natureza das finalidades da ciência é simplesmente diferente da natureza das finalidades educativas, o que nos permite supor que os resultados não devem ser indefectivelmente os mesmos. É, portanto, razoável pensar que devemos realizar o exercício que nos permita estabelecer critérios para de seleção e a organização dos conteúdos a partir da explicitação de algumas finalidades do ponto de vista estritamente educativo”. (p.16)
Diferença de finalidades entre o conhecimento científico e o