Comunicaçao Política Itália
1646-5954/ERC123483/2007 180
A Comunicação Política na Internet. Análise dos websites dos Partidos
Políticos em Itália
António Magalhães Cardoso, Universidade Fernando Pessoa, Portugal
Abstract
Este trabalho tem por objectivo fornecer um panorama geral sobre a relação entre a comunicação política e a
Internet em Itália, no sentido de compreender como este novo meio de comunicação consegue modificar os hábitos políticos dos partidos e dos cidadãos, fazendo uso das potencialidades de que se dispõem para melhorar a política, tendo presente que a “jovem idade” da Web não permite julgar eficazmente a questão. Considerou-se interessante estudar as possíveis aplicações da Internet no campo político, verificar as modalidades pelas quais os partidos as adoptam, e avaliar as vantagens de um modelo comunicativo na Rede que, à diferença do vertical e unidireccional dos media tradicionais, se altera para um outro bidireccional; por um lado presta-se a fornecer às mãos das instituições e das associações políticas um formidável instrumento para veicular informação aos cidadãos mas, por outro lado, permite a reactivação do processo inverso, ou seja, a participação activa dos cidadãos no debate político.
Introdução
As novas tecnologias da comunicação irrompem na cena da nossa vida quotidiana num período de profundas mudanças para a comunicação política.
Esta investigação tem por objectivo analisar o uso da Internet por parte dos partidos políticos italianos.
Assim, começou por se analisar a literatura, procurando compreender a relação existente entre a esfera política e as novas tecnologias de informação, em particular o uso da Internet para fins políticos. Neste caso, através de uma análise de conteúdo aos Websites procurou-se conhecer como é que os partidos políticos italianos recorrem à Internet como instrumento de comunicação política.
As campanhas eleitorais já não vivem sem o «on-line» (Cardoso,