nazifascismo
AMBIÇOES IMPERIALISTAS DA ITALIA, ALEMANHA E JAPÃO.
Afinal de contas a Europa mal tinha se recuperado da primeira guerra e já estava entrando numa segunda.
E o que será que a primeira guerra tem haver com a segunda? Tudo
Mas para entender o que foi esse período entre guerras (final da primeira e início da segunda) primeiro precisamos saber quais foram os motivos que detonaram a segunda guerra mundial. E É EXATAMENTE ESSE O NOSSO TEMA!
Fome, miséria, inflação estratosférica... a Europa, em especial a Alemanha viveu dias difíceis com o fim da primeira guerra mundial e foi em meio a miséria e a desesperança daqueles tempos que surgiram em alguns países regimes totalitários.
Regime totalitário: um regime que exclui a opinião do povo, onde não existe democracia, um regime onde nós temos um ditador, (adquirido por meio da força)
No dicionário diz: diz-se do governo, pais, ou regime em que um grupo centraliza todos os poderes políticos e administrativos, não permitindo a existência de outros grupos ou partidos políticos.
Um regime onde apenas um grupo assume o poder, determinando os rumos do país. E foi mais ou menos isso que aconteceu e alguns países da Europa após a primeira guerra mundial. Especialmente na Itália e na Alemanha. Mas porque surgiram esses regimes totalitários nesses países?
Surgiram e cresceram por causa dos resultados da primeira guerra, na Itália por exemplo havia uma grande insatisfação, pois os italianos alem de não receberem as colônias que esperavam após a partilha da 1.A GUERRA, também viviam na pele os sofrimentos do pós-guerra, a pobreza era vista por toda parte sem esperanças, insatisfeitos, empobrecidos, os italianos estavam se agarrando a qualquer ideia que lhes desse um pouco de alento, de futuro, que os fizessem se sentir grandes novamente. E foi um pouco disso tudo, dessa esperança perdida que eles vislumbravam no movimento que começava a ganhar a Itália: