Trabalho Ci Ncias
Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
Disciplina: Conteúdo e Metodologia de Ciências Naturais I
ÁGUA: MANUTENÇÃO E VIDA NO PLANETA
A água é a substância mais farta tanto no interior como também no exterior do corpo humano. Sua molécula é constituída por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio (H2O). Incorporado aos seres vivos, as porcentagens de água nos tecidos variam de 20% dos ossos até 85% do cérebro. A maior porcentagem desse líquido localiza-se nas células embrionárias, diminuindo à medida que avançamos em idade.
A água é conceituada um solvente universal, visto que é habilitada para dissolver inúmeras substâncias denominadas solutos. A junção entre solvente (água) e soluto (determinada substância, como por exemplo, o sal) é nomeada de solução.
Esse líquido é competente para absorver e conservar calor. Ao longo do dia, a água retém parte do calor do sol e o armazena até o anoitecer. Considera-se a água como regulador térmico, conseguinte, em cidades próximas ao litoral, é pequena a distinção entre a temperatura durante o dia e à noite. Já em cidades distantes do litoral, essa diferença de temperatura é notória.
Cerca de 97,5% do total de água na Terra corresponde à água salgada presente nos mares, sendo o restante 2,5% correspondente à água doce. Desses 2,5%, aproximadamente 68,9% equivale à água das calotas polares e geleiras; 29,9%, à água subterrânea; 0,9% compatível a outros reservatórios, que incluem a água sob a forma de vapor na atmosfera e a água embutida no corpo dos seres vivos; e o restante (0,3%) corresponde à água localizada em rios e lagos.
Os percursos da água no planeta são configurados em dois ciclos que se associam a todos os processos metabólicos: o ciclo curto e o ciclo longo.
O pequeno ciclo da água é o ciclo das chuvas, em que a água dos oceanos, lagos, rios, geleiras e a embebida no solo evaporam, transformando-as na forma gasosa. Nas camadas mais altas da atmosfera, o vapor d’água