SELECAO E ORGANIZACAO DE CONTEUDOS
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROF:
BRUNO ALMEIDA
SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS
TIMON-MA
2014
Seleção e Organização de Conteúdos
Para começar, o que seriam conteúdos de ensino.
São o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagogicamente e didaticamente, tendo em vista assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua pratica de vida.
Ou seja, essa e uma organização relacionada à questões de relevância social, as características do aluno, que esquematiza seu desenvolvimento motor, e especificidades do conhecimento de área, que no caso deste estudo refere-se a Educação Física escolar, e ao estudo dos conteúdos e modalidades nela abordados, alem de observar as varias fases do desenvolvimento humano e motor, que e a especificidade principal da Educação Física, e essa seleção também e um conhecimento de ensino.
Então essa seleção de conteúdos deve ser organizada sequencialmente, obedecendo a uma ordem vertical, que leva de um nível de complexidade a outro mais elevado, e uma ordem horizontal, que relaciona os diferentes campos do conhecimento humano. A seleção de conteúdos seria um planejamento da disciplina, um conjunto organizado de conteúdos, experiências e atividades, relacionado com um tema ou propósito central desenvolvido cooperativamente por um grupo de alunos, sob a orientação do professor, ou seja, e um plano de ensino que será realizada em sala de aula, objetivando modificações de determinados comportamentos. Portanto no sentido de organização de planejamento de ensino detalhado, a organização dos conteúdos por “unidades didáticas” é muito apropriada, pretendendo-se também renovar o sentido da elaboração de ensino por unidade didática. Essa organização detalhada do ensino nada mais e do que o ato do professor planejar a elaboração de seu plano de aula