memorial de calculo
Conforme solicitado, segue abaixo.
Usando os dados oferecidos foram executadas conforme os materiais disponíveis em .PDF e .DWG. A quantidade dos aços com Ø8, 10, 12,5, 16 e 25, segue conforme planilha em Office Excel. Tanto para as cortinas como as vigas e também o tabuleiro. Conforme a tabela o calculo foi executado da seguinte forma: Realizada então a leitura dos aços em projetos, somando as quantidades (Q) e multiplicando pelas posições (N), chegamos ao resultado esperado ao que se encontra em projeto**. Porém ao executar os serviços de corte e dobra das peças em aço, houve perca do material devido o comprimento em algumas posições serem variáveis. Não é possível uma porcentagem exata dos desperdícios em obra. Chega-se a uma conclusão matemática da seguinte forma:
Índice de Perdas¹ Conforme levantamentos dos índices de perdas foram identificados e quantificados os diferentes tipos de perdas que pode ocorrer no aço - Índice de perdas de aço em obra, levantamento efetuado junto a construtora. Diferença de pesagem - 0,8 a 1,0 %
Corte/pontas - 7,0 a 14,0 %
Média ≥ 15%
Base do índice de perdas:
Através da ferramenta CAD foi levantado um coeficiente de perda com a seguinte base de cálculo percentual. As barras de aço possuem um comprimento de 12m linear, portanto devido o comprimento da cortina (ver projeto), foram usadas várias barras tendo que uni-las através das emendas com um transpasse de 80cm, assim sendo necessárias cortá-las ao final de cada cortina.
Algumas barras cortadas foram utilizadas em um outro lance de 12m, porem as que não foram possíveis reutiliza-las foram consideradas percas que no caso o projeto não a considerava. Utilizando cotas no programa CAD, verificou-se que o percentual de perda varia de 7 a 15% de perca em total dos diâmetros das ferragens utilizadas. (Foi utilizado a média de 15%)
No processo de dobra das barras de aço das vigas, o coeficiente de perca é de 10% onde se nota ao