Musculos,Morfologias
2. Citar as funções do esqueleto, Sustentação do organismo (apoio para o corpo), proteção de estruturas citais, coração, pulmões cérebro, armazenamento de íons Ca e P, sistemas de alavancas movimentadas pelos músculos no movimento de deslocamento do corpo e produção de algumas células do corpo.
3. Citar os tipos de esqueleto e suas diferenças;
Esqueleto articulado e desarticulado. O esqueleto articulado se define onde os ossos tem união entre si de forma natural e o desarticulado, onde se tem uniões próprias dos ossos que podem se prenderem por meio de partes moles.
4. Citar os ossos que tem constituem os esqueletos axial, apendicular e as cinturas escapular e pélvica; Axial:
Ossos da cabeça, pescoço, tórax e coluna. Apendicular: úmero, rádio, ulna, ossos do carpo, metacarpo, falanges, fêmur, patela, tíbio, fíbula, calcâneo, ossos do tarso, metatarso e falanges. Escapular: clavícula e escápula na articulação do úmero. Pélvica: ossos do quadril se articulando com coluna sacra e fêmur.
5. Citar fatores que determinam as variações no número de ossos do esqueleto humano; Fatores etários, individuais e critérios de contagem.
6. Dar exemplos de variações no número de ossos do esqueleto humano, decorrentes de fatores etários e individuais;
Recém-nascidos: Frontal em 2 porções direta e esquerda e quadril dividido em 3 partes: ílio ísquio e pube. Individuais: Persistências de divisão do osso frontal, e possíveis ossos extranumerários possibilitando variações (ex: ossos do cóccix). Critérios de contagem: Ossos incluso nos tendões (sesamóides), ossículos dos ouvidos.
7. Citar e descrever os tipos de ossos do esqueleto;
Pela posição topográfica, temos os ossos axiais e apendiculares. Axiais fazendo parte do esqueleto axial e