A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NOS CURRÍCULOS ESCOLARES: para além da disciplinarização

6344 palavras 26 páginas
1

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS NOS
CURRÍCULOS ESCOLARES: para além da disciplinarização
José Paulino Sousa Santos1
RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a sociologia da educação e a organização dos conteúdos nos currículos escolares: pontos para reflexão. Trata-se de estudo bibliográfico onde se discute a gestão da sala de aula: diferenças entre exposição didática e exposição teórica. Situa-se a problemática da disciplinarização do conhecimento sob a perspectiva da nova sociologia da educação a partir do
Homem Plural (2002) como importante referência teórica para as ciências sociais e a gestão do conhecimento no contexto escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Sociologia. Educação. Currículo. Conhecimento escolar.

1 INTRODUÇÃO
O homem possui a faculdade de construir linguagens, pelas quais cada sentido pode ser expresso, sem ter nenhuma noção nem da maneira como cada palavra significa, nem do que significa, assim como se fala sem saber como são emitidos os sons particulares da palavra. (Ludwig Wittgensteins. Investigação filosófica).

Os sociólogos da educação têm revelado certo interesse pela análise dialética das relações entre o “julgamento dos fatos” e os “julgamentos de valores”, entre conhecimentos científicos e conhecimentos ordinários, o que requer um engajamento ético e político do sociólogo(Corcuff 2002), preconizado desde os anos
1960 por Bourdieu, Chamboredon e Passeron(1999).
Tentando focalizar esse novo contexto, tomamos como referência os trabalhos de Lahire, que discute a relação da escola com a linguagem a partir da noção de cultura escrita; A sociolinguística ou sociologia da linguagem é uma disciplina da linguística que estuda os aspectos resultantes da relação entre a língua e a sociedade, centrando-se em especial na variabilidade social da língua.
1

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, da Universidade Federal do
Maranhão.

2

As primeiras

Relacionados