A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO
1. As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial
O texto de inicio retrata as mudanças ocorridas as organizações que afetam diretamente o RH, pois cada vez pessoas estão assumindo lugares de gestão sem estar preparado para isso, o texto exemplifica este fato, relatando o exemplo do engenheiro Robert o Cerqueira que apos anos atuando em sua área, por ser bom profissional é promovido a um cargo de gestão, tendo assim o desafio de gerir com eficiência sua equipe.
As transformações ocorridas no mundo do trabalho desde os primórdios, a forma como se dividia e como se liderava estão presentes de forma significativa na divisão do trabalho, que teve maior relevância na Revolução industrial onde o conceito atual do trabalho surgiu.
O autor define o século XX como a época que mais houve transformação, onde as mudanças nas áreas administrativas e no comportamento organizacional foram significativas. Comenta sobre a as três eras organizacionais como: a era industrial clássica, a era industrial neoclássica e a era da informação.
2. Era da Industrialização clássica
Na era clássica período que se refere ao final da era industrial e se estendeu ate meados de 1950, tendo como maior característica a intensificação da industrialização, foi neste período que as organizações adotaram uma estrutura burocrática, em formato piramidal e centralizador.
As características da industrialização clássica: Muitos níveis hierárquicos e coordenação centralizada, Departamentalização funcional para assegurar especialização, Padrões rígidos de comunicação e cargos definitivos e limitados, Pequena capacidade de processamento da informação, Cargos individuais especializados com tarefas simples e repetitivas, Ênfase na eficiência da produção, no método e na rotina, Adequado para ambiente estável e imutável e tecnologia fixa e permanente, Nenhuma capacidade para mudança e inovação.
Era da