corrupção
Desportiva
Indice
Introdução
Este trabalho foi-nos proposto pelo professor Luis
Ferreira, com intenção de aprofundar este tema
«Corrupção vs verdade desportiva» com este tema estão relacionados os seguintes sub-temas:
O que é a corrupção
O caso apito dourado
Consequências de um ato corruptivo
O que é a verdades desportiva
Corrupção
A corrupção tem como significado a deterioração, a quebra de um estado organizado e funcional.
Isto significa que é algo que leva ao incumprimento de leis, ao falimento de algo estável e moralmente correto, à falsidade, à criminalidade e à modificação de dados verdadeiros, por dados falsos. Há vários tipos de corrupção, na política e no desporto são as mais comuns , mas não são as únicas.
A corrupção pode fazer-se de duas formas, diretamente, contacto com os intervenientes, ou indiretamente, através de intermediários. Este contacto faz-se através de subornos, intimidações, extorsão ou abuso de poder. Todas estas coisas são puníveis por lei.
A corrupção no desporto não é nada recente. O primeiro caso documentado de corrupção desportiva remonta aos jogos pan-helénicos da antiga Grécia, quando o lutador Eupolos subornou 3 dos seus adversários.
Muitos têm sido os casos de corrupção que tem surgido ao longo dos tempos.
Existem diversas formas de corrupção desportiva, mas principalmente esta divide-se em duas grandes áreas:
A Corrupção ao nível dos resultados desportivos: Manifesta-se sob a forma de suborno dos intervenientes diretos, por exemplo: árbitros, atletas, treinadores etc…
A Corrupção extracompetições: Manifesta-se sob a forma de subornos aos intervenientes indiretos do fenómeno desportivo, normalmente estes desempenham cargos diretivos, como por exemplo : agentes de jogadores, podem desempenhar cargos em comissões que avaliam desempenhos, podem julgar disciplinarmente os atletas ou tem poder de voto em determinadas organizações etc….
Os