Carniças, lascas e fogo : O surgimento das primeiras culturas
Estudante : Douglas Rafael dos Santos
Carniças, lascas e fogo :
O surgimento das primeiras culturas
O trabalho a seguir pertence a disciplina de antropologia cultural , sendo esta parte do curso de licenciatura de história, disciplina esta ministrada pelo professor Flávio Augusto de Aguiar Moraes.
Apresentação Vere Gordon Childe nasceu em Sydney, Austrália, em 1892. Faleceu em 1957, em Mount Victoria, Nova Gales do Sul, Austrália. Foi catedrático de arqueologia pré-histórica da Universidade de Edinburgo entre 1927 e 1946, e diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres, de 1946 a 1956. Começou os seus primeiros estudos numa época em que a Pré-História deixou de ser uma disciplina estática e fragmentada.
Childe considerava o estudo da História como o de uma evolução dinâmica. Sem essa abordagem, seria impossível perceber as contradições e os paradoxos que integram a história do ser humano. Deste modo. Childe articulou o pensamento materialista articulado por Karl Marx e Friederich Engels.
Childe foi um dos primeiros arqueólogos a desenvolver o sistema de três idades que haviam sido apresentadas como revoluções por Sir John Lubbock no fim do século XIX. Conceitos como revolução neolítica e revolução urbana não surgiram com Childe, mas ele os soldou em uma nova síntese de períodos econômicos da pré-história com base em inferências a partir dos artefatos, ao invés de uma suposta etnologia de um passado desconhecido. Graças às suas obras e influência, essa síntese é hoje aceita como vital nos estudos sobre o período. Childe viajou por toda a Grécia, Europa central e os Bálcãs estudando a literatura arqueológica.
O texto “ coletores de alimentos” faz parte do livro evolução cultural do homem , livro que este pobre estudante já folheou 2 capítulos, mas vamos nos deter no capitulo 4.
O capitulo