trabalho enzimas
ANTICORPOS OU IMUNOGLOBULINAS
1.1 Conceito: São proteínas especiais, que tem a função de defesa contra agentes estranhos ao organismo chamados antígenos.
1.2 Características gerais:
Os anticorpos são armas, pois defendem o organismo a nível molecular, fazendo parte do sistema imune.
Os anticorpos são específicos a determinado antígeno, isto é, só tem ação contra o antígeno que estimulou sua produção.
A reação antígeno-anticorpo, é freqüentemente representada por uma aglutinação e, nesse caso, pode ocorrer destruição do antígeno.
Os linfócitos e os plasmócitos são as células que produzem os anticorpos.
1.3 Imunização: É o processo em que o organismo fica protegido contra a ação de determinado antígeno.
ATIVA X PASSIVA
a) Imunização ativa: É a prevenção da doença. O principio que norteia a imunização ativa é o seguinte: quando o organismo entra em contato com um antígeno pela primeira vez, ele passa a produzir anticorpos (resposta imune primária ) que só estarão disponíveis no sangue para atuar contra os antígenos após alguns dias. Se esse organismo entrar em contato com esses antígenos uma Segunda vez, a produção de anticorpos (resposta imune secundária) será imediata e em uma quantidade muito maior (fig. 1). A imunização ativa pode ser feita artificialmente através da vacinas, que são substâncias produzidas a partir de antígenos mortos ou bastante debilitados, ou até mesmo de toxinas produzidas por esses antígenos a tabela abaixo indica as principais vacinas e os períodos em que elas tem que serem administradas.
Idade
Vacinas
1 mês
BCG (contra tuberculose). Pode ser aplicada desde o nascimento.
2 meses
DPT (tríplice, contra difteria, coqueluche) e Sabin (contra a paralisia infantil ) 4