TRABALHO ENZIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO
BIOQUÍMICA DA NUTRIÇÃO
ALUNA: LYSIA SARAIVA BRASILEIRO
ENZIMAS: ISOCITRATO DESIDROGENASE
RECIFE
2015
Isocitrato desidrogenase é a principal enzima reguladora presente no ciclo do ácido cítrico, especificamente na terceira etapa do ciclo (a descarboxilação oxidativa do ácido isocítrico). A isocitrato desidrogenase catalisará a conversão do isocitrato em alfa-cetoglutarato, liberando dióxido de carbono e convertendo NAD+ para sua forma reduzida, NADH. Ela é uma importante enzima reguladora que é inibida alostericamente sob condições ricas em energia pelos altos níveis de NADH e ATP, e é ativada quando o NAD+ e o ADP são produzidos pelo metabolismo.
Durante o consumo de uma dieta rica em carboidratos sob condições de repouso, a demanda de ATP está diminuída e o nível de intermediários derivados dos carboidratos aumenta. Sob estas condições, o aumento do nível de insulina estimula o complexo piruvato desidrogenase, e o acúmulo de ATP e NADH inibe a isocitrato desidrogenase. A inibição desta enzima após uma refeição rica em carboidratos causa um acúmulo intramitocondrial de citrato, o qual é então exportado para o citosol para a lipogênese.
A isocitrato desidrogenase é formada por um grupo de cinco proteínas, entre elas a IDH1 e IDH2, que atuam no metabolismo oxidativo do organismo, sendo essenciais para a restauração da glutationa, que exercerá funções antioxidantes. Estudos sugerem que mutações específicas no gene IDH1 isocitrato desidrogenase têm sido encontrados em vários tumores cerebrais, incluindo astrocitoma, oligodendroglioma e glioblastoma secundárias (que se desenvolvem a partir de gliomas de grau inferior). Além disso, as mutações do gene IDH2 e IDH1 foram encontrados em até 20% dos pacientes diagnosticados com leucemia mieloide aguda. Portanto, observa-se que a isocitrato desidrogenase pode ser uma ferramenta interessante no