A Antropologia Tem Dimensoes Biologicas
461 palavras
2 páginas
1) A Antropologia tem dimensões biológicas, sócio culturais e filosóficas, tendo toda investigação valendo-se do métodos comparativos em busca de respostas a uma infinidade de perguntas, na tentativa de compreender as semelhanças e as diferenças físicas, psíquicas, nas manifestações culturais do comportamento e da vida social entre grupos humanos (o indivíduo pode ter um comportamento individual, mas o mesmo indivíduo pode ter outro comportamento em grupo), isto porque o homem é diferente da natureza. Como ciência do biológico e do cultural tem como objeto de estudo o homem e suas obras. A cultura não é uma herança genética, mas o resultado da inserção do ser humano em determinados contextos sociais. É a adaptação da pessoa aos diferentes ambientes pelos quais passa e vive. Através da cultura o ser humano é capaz de vencer obstáculos, superar situações complicadas e modificar o seu habitat, embora tal modificação nem sempre seja a mais favorável para a humanidade, como podemos perceber atualmente.
2) ele revolucionou o conhecimento, pois foi o primeiro a firmar que as diversidades culturais não eram sinais de superioridade ou inferioridade, mas sim de fatos históricos.
3) afirmando que não era a favor da dominação europeia nos povos de países subdesenvolvidos.
Para Brown não existia superioridade cultural, mas apenas diferenças e foi ele o criador do conceito de aculturação, ou seja, quando os nativos perdem parte de sua cultura ao serem dominados. Um exemplo é o cristianismo imposto aos nativos americanos.
4) Segundo ele é o meio que influencia o homem, que lhe determina características importantes. Apontando que as estruturas de parentesco e as instituições eram fundamentais para a explicação de uma dada cultura. Ou seja, devemos ampliar nosso conceito de cultura e perceber que somos diferentes e capazes de produzir muitas formas de viver.
5) Antropologia Cultural:Na antiguidade as explicações eram apenas religiosas, pois a consciência coletiva era muito