Trabalho em Altura 2 13
ALTURA
1
SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ALTURA
INTRODUÇÃO:
Não é por acaso que o nosso planeta se chama
Terra, embora a sua maior porção seja líquida. O homem, animal de hábitos terrestres, como ser dominante e
transformador
do
planeta,
acertadamente o batizou por Terra, numa lógica referência a sua parte habitável.
E o que dizer do meio aéreo? O homem trabalhando nas alturas, ou seja, fora do seu habitat terrestre, quando desprovido de determinados dispositivos de segurança, é como um peixe tentando sobreviver fora d’água.
SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ALTURA
Portanto, as situações de trabalho em altura, que exigem do ser humano a contrariedade da sua natureza terrestre, devem ser precedidas de uma série de cuidados e procedimentos de segurança que possam garantir a sobrevivência dos executantes.
“O principal procedimento de segurança, entretanto, é a consciência do trabalhador para as naturais limitações físicas do ser humano durante o exercício de trabalhos em altura, o que determina a necessidade de cada passo ser bem calculado e preciso”.
TRABALHO EM ALTURA
“É toda atividade que se realiza sobre telhados ou sobre um pavimento, piso, plataforma, estrutura préfabricada de concreto, escada ou armação, cujo posto de trabalho proporciona risco de queda dos executantes, de uma altura superior a 2 (dois) metros, motivado por imperícia, imprudência ou inexistência de um sistema de proteção adequado.
“Todo trabalho em altura superior a 2m é considerado de alto risco e não pode ser banalizado, pois uma simples falha, mesmo a mais desprezível, pode ser fatal”
Prevenção contra Quedas
Para todo trabalho em altura superior a 2m em que haja alto risco de queda, deve ser previsto um sistema adequado de proteção ou de prevenção contra quedas.
Nos
EPI´s BÁSICOS P/ TRABALHO EM
ALTURA
trabalhos
em
altura
superior
a
2
metros,
é
obrigatório o uso de capacete dotado de fita jugular e cinto de segurança tipo pára-quedista, de