Antropologia
MÁRCIA HELENA PEARGENTILE Nº 41
SOCIOLOGIA
Pereira Barreto
2013
FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO ADMINISTRAÇÃO
MÁRCIA HELENA PEARGENTILE Nº 41
SOCIOLOGIA
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia do curso de Administração das Faculdades Integradas Urubupungá, como requisito parcial para obtenção do grau de bacharel em Administração.
Orientador (a): Profª Maria José
Pereira Barreto
2013
1. INTRODUÇÃO
Preocupados em detalhar, tanto quanto possível, os seres humanos como se compõem e se relacionam, alguns estudiosos da época buscaram um meio de se fazer através de uma ciência, sendo assim estudou e analisou os seres humanos, originando a ciência conhecida como antropologia. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre os diversos tipos de antropologia, sendo eles antropologia geral, cultural e biológica.
2. CONCEITOS
2.1 Antropologia Geral
Antropologia (do grego άνθρωπος, transl. anthropos, "homem", e λόγος, logos, "razão"/"pensamento") é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.
A antropologia procura estudar a humanidade em todos os seus aspectos. Desde o momento em que o ser humano começou a desenvolver cultura ele passou a ser um ser essencialmente biológico e cultural, o que para a antropologia é essencial para compreender a humanidade. É impossível compreender o homem de uma maneira totalizante sem ter essa premissa em mente. Conforme os antropólogos Hoebel e Frost “desde o tempo das origens primitivas da cultura, todo desenvolvimento humano foi biológico e cultural. Nenhuma tentativa de estudar a humanidade pode ignorar este fato”. O