Imagem Corporal
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Bases Psicológicas Aplicadas à Ed. Física II
Prof.ª Simone Tolaine Massetto
Imagem corporal
apresentado por
Marina Soares Ferreira do Amaral
1) Defina:
Anorexia: A anorexia nervosa (AN) é uma doença do comportamento alimentar caracterizada por uma restrição alimentar severa e voluntária que conduz a uma perda de peso acentuada. A recusa em manter um peso recomendável, o medo intenso de ganhar peso, o distúrbio na percepção do próprio corpo e a amenorreia, são os critérios de diagnóstico desta patologia. Existem dois tipos de AN: o tipo restritivo e o tipo purgativo/binge-eating. As causas deste distúrbio estão relacionadas à soma de fatores como pré-disposição genética, alterações nas concentrações de serotonina e noradrenalina, e a própria imposição de um padrão estético magro como sendo sinônimo único de beleza.
Ambos levam a complicações que podem ser cardíacas, respiratórias, ósseas, metabólicas, entre outras, que ficam agravadas com o estado de desnutrição do doente.
Com o tempo, problemas como desidratação, anemia, hipoglicemia, insuficiência renal, atrofia muscular, descompasso cardíaco, perda de massa óssea, maior suscetibilidade a infecções, dentre outros, podem ocorrer; aumentando as chances de morte por parada cardíaca e choque hipovolêmico. Para o tratamento da AN, além da terapêutica psiquiátrica, é imprescindível proceder-se à realimentação do paciente.
Este processo tem por objetivo a recuperação do peso e esta do nutricional. Devido aos problemas psicológicos que pode desencadear (ou se acentuar), tal como depressão, não são raros os casos de pacientes anoréxicos que acabam por interromper intencionalmente suas vidas.
É necessária a realização antecipada de avaliações antropométrica, clínica, psicológica e nutricional de modo a identificar todos os problemas decorrentes da AN. É também importante uma constante avaliação