IMAGEM CORPORAl
estruturaria a partir do contato do indivíduo consigo mesmo e com o mundo que o rodeia
Os oragos do sentido contribuem para a formação da imagem corporal :
> as impressões produzidas nas superfícies sensoriais dos estímulos externos são transportadas ao cérebro, que as recebe e elabora, transformando-as em sensações: visuais, auditivas, olfativas, gustativas e tateia.
colocam o homem em sua relação com o mundo exergo sao agentes de proteção, sentinela avancada aos diversos perigos que nos ameaçam, permitindo reações voluntárias ou reflexas.
obs: nosso estado emocional interfere na nossa alto imagem/imagem corporal;
é a unidade passível de transformação, onde todos os sentidos entram em colaboração;
A percepção do nosso corpo não supera a percepção do mundo externo;
Ex: quando se provoca dor através de alfinetes
A imagem corporal depende da situação global: momento, fase, valores, representações e cultura o esquema corporal é dinamico, mutavel e nao se estabelece a priori, mas sim, a custa de nossa percepção, que vai registrando modelos, posturas que se modificam constantemente a partir de manifestações emocionais baseado em continuo movimento de correntes: auto-construtivas e auto-destrutivas nossas emoções e nossa sensibilidade ajuda-nos a conhecer os objetos consequentemente o corpo.
DESENVOLVIMENTO IMAGEM CORPORAL
Para entendermos o desenvolvimento da imagem corporal de uma criança, devemos acompanhar: sensações, percepções e reações motoras reveladas por seus desenhos. as crianças desenham figuras humanas refletindo a imagem mental que possuem >> projeções de formas isoladas e desconexas o exame dos desenhos nos da ideia da capacidade criativa, do psiquismo da criança que traduz o desenvolvimento e das necessidades da personalidade presume-se que o modelo postular presente em nossa mente, confere mudanças continuas de imagens: ora deformando-as ora agigantando-as, ora