Estudante
Este experimento faz uma abordagem sobre Movimento Retilíneo Uniforme ou M.R.U. Este tipo de movimento se define por variações iguais de espaço em intervalos de tempo iguais, onde um móvel percorre um trajeto retilíneo com uma velocidade constante. Para saber o com qual rapidez esse móvel percorreu a trajetória, é utilizada a grandeza física “Velocidade Média” que é dada pela expressão (I), onde Δs representa a distância percorrida pelo móvel e Δt representa o intervalo de tempo gasto para fazer o percurso. Este tipo de movimento é definido por uma função horária dada por (II), onde S e S0 representam respectivamente a posição final e inicial deste móvel.
Velocidade Média (I)
Desvio Padrão (IV)
Função Horária (II)
Erro de propagação da Média (V)
Média Aritmética (III)
Método dos mínimos quadrados
Para a realização deste experimento é necessário o conhecimento das seguintes fórmulas:
Objetivos do experimento:
Caracterização do Movimento retilíneo uniforme;
Calcular a velocidade de um móvel segundo o movimento retilíneo uniforme;
Presumir a posição futura que será ocupada por um móvel que se desloca, segundo o movimento retilíneo uniforme.
Construção de gráficos:
Velocidade X tempo
Posição X tempo Para chegar aos resultados acima, analisamos o movimento do móvel e marcamos o tempo em que ele passava pelos pontos pré-determinados.
Materiais utilizados:
Plano Inclinado completo: Formado por um tubo lacrado, contendo um liquido e uma esfera de aço, e um imã.
Cronômetro
Procedimentos: Com o auxílio do imã colocamos a esfera na posição 0 mm, e a liberamos, ligando o cronômetro no mesmo instante marcando o tempo em que a esfera passa pelos pontos x1, x2, x3, ... e assim por diante, os dados obtidos estão na Tabela 01.
Tabela 01 – Posição ocupada, espaço percorrido, intervalo de tempo e velocidade média da esfera contida no plano inclinado
Posição Ocupada (mm)
Espaço Percorrido (mm)