Imagem corporal
DESENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL (2° “C”)
JADNNA SOUSA NUNES (N° 17)
EDUCAÇÃO FÍSICA
IMAGEM CORPORAL
JUAZEIRO DO NORTE- CE
MAIO/2013
IMAGEM CORPORAL
JADNNA SOUSA NUNES
PROFESSORA: JÉSSIKA MOTA
Trabalho apresentando á disciplina: Educação Física, como requesito parcial para a elaboração de obtenção da nota bimestral do curso de Desenho da Construção Civil da EEP Raimundo Saraiva Coelho.
1. Introdução
Imagem corporal é a maneira que uma pessoa se vê em frente do espelho. Para Schilder (1994), a imagem corporal é a figura de nosso próprio corpo que formamos em nossa mente. Segundo Thompson (1996), o conceito de imagem corporal envolve três componentes: • Perceptivo, que se relaciona com a precisão da percepção da própria aparência física, envolvendo uma estimativa do tamanho corporal e do peso; desordens. • Subjetivo, que envolve aspectos como satisfação com a aparência, o nível de preocupação e ansiedade a ela associada; • Comportamental, que focaliza as situações evitadas pelo indivíduo por experimentar desconforto associado à aparência corporal. Para McNamara (2002), crenças culturais determinam normas sociais na relação com o corpo humano. Práticas de embelezamento, manipulação e mutilação, fazem do corpo um terreno de significados.
Abrange os quatros sentidos do ser humano (audição, visão, tato e paladar), é uma mistura de intuição e percepção do ser humano em si mesmo e no outro. A busca pelo corpo perfeito, imposto pela sociedade, é incansável a sociedade impõe um corpo magro, malhado e bem estruturado, mas estes causam doenças psicologias, físicas que podem até levar a morte do indivíduo.
2. DESENVOLVIMENTO
O corpo ideal é procurado mais pelas mulheres, mas os homens a partir do século vinte e um começaram a mostrar mais interessados na busca da vaidade. A perfeição