Ascaridíase
O que é?
A ascaridíase é uma parasitose geralmente benigna causada pelo verme nemátode Ascaris lumbricoides, também conhecido popularmente como lombriga. São vermes de corpo cilíndrico e de tonalidade esbranquiçada que, ao longo da sua vida adulta de um ou dois anos de duração, alcança entre 15 a 35 cm de comprimento e cerca de 5 mm de diâmetro. São nemátodes, ou seja fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. Tem reprodução sexuada. Os ovos têm 50 micrometros e são absolutamente invisíveis a olho nu.
Causador
A contaminação da ascaridíase se dá pela ingestão dos ovos do parasita que estão no solo, em água ou em alimentos contaminados ou mesmo pelo manuseio de algo contaminado. Quando esse parasita chega até o intestino, ele libera larvas que atravessam as paredes do órgão e caminham para os vasos sanguíneos e linfáticos, por isso se espalha facilmente pelo organismo. Ao chegar no intestino, os parasitas de reproduzem e liberam cerca de 200 mil ovos por dia, que são consequentemente liberados pelas fezes do indivíduo, deixando demais indivíduos propícios para a contaminação.
Sintomas
Em muitas pessoas a doença é assintomática, ou seja, não produz sintomas e nenhum tipo de manifestação. Mas no geral, a ascaridíase pode causar: dores abdominais, diarreia, náuseas, falta de apetite, entre outros. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma.
Tratamento
O tratamento da ascaridíase é muito simples, tendo em conta que existem medicamentos antiparasitários, como o mebendazol ou a piperazina, administrados por via oral, bastante eficazes. Apesar de uma dose ou a ingestão do medicamento durante alguns dias ser suficiente para matar os vermes, que pouco depois são eliminados através das fezes, por vezes, convém indicar uma nova administração, ao fim de um ou dois meses, de modo a garantir a eliminação de todos os parasitas.
Prevenção