ascaridiase
Ascaridíase
Agente causador: Ascaris lumbricoides, ou lombriga.
É uma verminose causada pelo nematóide, Ascaris lumbricoides, popularmente conhecido por lombriga, e que tem como habitat o intestino delgado. São vermes fusiformes sem segmentação, e com tubo digestivo completo. A reprodução é sexuada, sendo que as fêmeas medem cerca de 30 a 40 cm de tamanho e os machos de 15 a 30 cm. As fêmeas possuem a parte posterior retilínea e os machos são facilmente reconhecíveis pelo enrolamento ventral de sua extremidade caudal.
Vermes adultos de Ascaris lumbricoides: fêmea e macho.
Sinonímia - Infecção por Ascaris.
Reservatório - O próprio homem: o verme habita o intestino delgado.
Modo de transmissão - Ingestão dos ovos infectantes do parasita, procedentes do solo, água ou alimentos contaminados com fezes humanas.
Período de incubação - De 4 a 8 dias, período necessário para completar o ciclo vital do parasita.
Período de transmissibilidade - Durante todo o período em que o indivíduo portar o verme e estiver eliminando ovos pelas fezes. Portanto, é longo quando não se institui o tratamento adequado. As fêmeas fecundadas no aparelho digestivo podem produzir cerca de 15.000 à 200.000 ovos por dia. A duração média de vida dos adultos é de 12 meses. Quando os ovos embrionados encontram um meio favorável, podem permanecer viáveis e infectantes durante anos.
Manifestações clínicas – Habitualmente o parasitismo por Ascaris é assintomático. As manifestações mais frequentes nos casos sintomáticos são: dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia e anorexia. É comum a criança eliminar os vermes pela boca, pelas narinas ou pelo ânus, antes ou durante o quadro clínico.
Em virtude do ciclo pulmonar das larvas, alguns pacientes apresentam manifestações pulmonares com febre, tosse, dispnéia do tipo asmatiforme, bronquite e broncopneumonia, caracterizando a síndrome de Loeffler, que cursa com eosinofilia sanguínea