Ascaridiase
Doença parasitária causada por um verme popularmente chamado de lombriga. Algumas vezes estes vermes podem viver por muito tempo dentro do indivíduo sem que qualquer sintoma se manifeste, porém quando estes estão em grande número as complicações são sintomáticas.
Esta verminose intestinal é provocada pelo Ascaris lumbricoides. É mais recorrente em locais com saneamento básico ruim ou ausente. Maus hábitos de higiene e de alimentação são os fatores responsáveis por esta ser uma das doenças parasitárias mais disseminadas em todo o mundo. O homem é considerado o único reservatório de tal e a contaminação se faz através da ingestão de ovos do parasita.
A fêmea do Ascaris lumbricoides consegue, em um local propício, produzir até mesmo cerca de 200 mil ovos por dia. Parte destes ovos é eliminada através das fezes do hospedeiro. Quando outra pessoa entra em contato comestes ovos, seja devido a alimentos, água ou solo contaminado, por exemplo, dá-se início a um novo ciclo evolutivo.
Os ovos ingeridos caem no intestino. As larvas se soltam e rompem a parede deste órgão, em direção à circulação sanguínea. Percorrem um caminho pelo fígado, passando também pelo coração e pelos pulmões. Após atingiremvárias partes do sistema respiratório, estas migram para o tubo digestivo. Lá evoluem para a forma adulta e, no período certo, reproduzem-se. Dando origem a novos ovos que serão liberados pelas fezes.
Agente causador
O verme Ascaris lumbricoides é quem provoca a ascaridíase. Quando uma pessoa já contaminada lança ovos deste parasita na água, no solo ou em alimentos, estes permanecem lá até que entrem em contato com outro homem. Os ovos, quando em outro organismo, seguem o ciclo evolutivo conforme mencionado acima.
Uma mesma pessoa pode estar com até mesmo 600 destes parasitas em seu interior. O comprimento destes varia bastante, ficando em média entre 15 a 40 cm. Os machos costumam ser menores do que