geografi
COMENTADO
DISCURSIVAS
VEST
FDV
2006
HISTÓRIA
Questão 1
A correspondência entre Trotsky e Wendelin Thomas (um dos líderes da revolta da marinha alemã, em 1918, e membro do Comitê Americano de Investigação dos Julgamentos de Moscou), a respeito da significação histórica dos eventos de Kronstadt em 1921(grifo nosso), ocasionou uma discussão de amplitude internacional. Isto por si mesmo revela a importância do problema. Por outro lado, não é casual a existência, hoje, de um especial interesse pela revolta de Kronstadt. Há uma analogia, uma ligação direta entre o que aconteceu em Kronstad, 17 anos atrás, e os julgamentos recentes em Moscou, maior do que a mera aparência. Hoje, testemunhamos o assassinato dos líderes da revolução russa; em 1921, as massas que formaram a base da revolução foram massacradas. Seria possível hoje humilhar e suprimir os líderes de Outubro, sem o menor protesto das pessoas, se esses líderes não tivessem silenciado pela força armada os marinheiros de Kronstadt e os trabalhadores de toda a Rússia?
Revolta de Kronstad, texto anônimo de 1938, exposto a partir de 24-11-2001, no endereço http:/pt.indymedia.org/ler.
Consultado em 22-06-2005 Clayton, Jornal O Povo (CE) – 13/10/2005
O texto e a charge acima, ainda que centrados em períodos e processos históricos distintos, permitem uma interpretação convergente quanto aos aspectos político-ideológicos, que pretendem denunciar: os “desvios” e “incoerências” da transição entre os princípios teóricos do socialismo, e as experiências e ramificações reais da doutrina.
Partindo dos seus conhecimentos sobre o tema proposto no texto e a conjuntura atual da esquerda brasileira, elabore um texto articulando:
- um comentário comum sobre ambas situações referidas no texto e na charge.
- pelo menos um exemplo para cada situação - texto sobre a Revolta do Kronstad e a charge do jornal O Povo, sobre os