Trabalho de Geografi
Petróleo
Pode encontrar-se petróleo em muitos locais, desde o Médio Oriente ao Árctico, mas todos eles foram há muito tempo cobertos pelo mar. Houve plantas pequenas que ficaram no leito do mar e foram cobertas por lamas. Essas lamas transformaram-se em camadas rochosas. O calor das rochas aqueceu as plantas durante milhões de anos e transformou-as em petróleo e gás natural. O petróleo não apresenta, actualmente, depósitos que sejam economicamente viáveis. No entanto, têm sido feitos furos de prospecção na zona da Batalha, por parte da empresa Mohave de prospecção. Sendo o recurso energético mais consumido a nível mundial, o nosso país não foge à regra. E como não tem ainda reservas economicamente viáveis, tem de importar a totalidade do petróleo que consome, na ordem de duas dezenas de milhares de toneladas anuais.
Serve de base para a produção de diversas matérias-primas utilizadas em indústrias tão distintas como a das tintas e vernizes, plásticos, materiais sintéticos, produtos farmacêuticos e fertilizantes, entre outras.
Carvão
O carvão é fundamentalmente, constituído por carbono e tem a sua origem em florestas que foram soterradas em épocas remotas. As jazidas portuguesas são escassas e de fraca qualidade. Estão situadas na bacia do rio Douro Pejão e S. Pedro de Cova, no Cabo Mondego e em Rio Maior. Esta situação coloca-nos numa total dependência do exterior, no que concerne à importação deste mineral. A maioria do carvão importado por Portugal vem da Colômbia, esta fonte apresenta como principais vantagens a sua abundância, ser economicamente acessível, de utilização segura, fácil de transportar e de armazenar e amplamente distribuído.
Hoje o carvão mineral é bastante usado para produzir energia elétrica em usinas termeléctricas e como matéria-prima para fabricar aço nas siderúrgicas.
Urânio
O urânio produzido no nosso país é quase exclusivamente para exportação Luxemburgo