Geografi sesi
Sumaré, 23 de abril de 2013
Trabalho de Geografia
Tema:
Geologia, relevo e a relação com as atividades humanas
Geologia, relevo e a relação com as atividades humanas
Nome: Eduardo Porfiro Costa N° 15
1° Ano A
Diálogo de Reflexões 1. Em que outros lugares do Brasil e do mundo podem ser encontradas formações de relevo com características semelhantes às do Monte Roraima?
R: É possível algumas destas formações rochosas na Estrada Real, a caminho de Ouro Preto, onde vemos uma formação rochosa, parecida com a mostrada no livro didático. http://www.spagnollo.arq.br/fotos/v/urbanas/ouropreto/MVC-056F.jpg.html Outro exemplo que eu pude encontrar de uma montanha no Brasil, foi a “Dedo de Deus”, na Serra dos Órgãos (RJ): http://www.caravanadaaventura.com.br/mao-na-corda/noticias/item/montanhismo-brasileiro-completa-100-anos-e-tem-como-marco-simbolico-a-conquista-do-dedo-de-deus-na-serra-dos-orgaos-rj
Podemos observar que ambos os exemplos, é possível perceber diferentes formas do relevo, mas o mais importante é perceber como esses relevos são feitos.
2. O que essas formações têm em comum ou diferente?
R: Essas formações têm em comum as característica montanhosas, e uma características de um relevo mais alto e de como esses relevos, ganharam essas formas durante o longo do tempo mas suas diferenças, são as suas elevações e os formatos que elas adquiriram ao longo do tempo.
3. O que justifica a explicação dos macuxi para a origem desse monte? Que outras explicações podem ser dadas?
R: A justificativa para a explicação dos macuxi para a origem desse monte, são as ações do agentes do relevo. Tais como o intemperismo físico, que é um processo onde alguns agentes vão “quebrando” a rocha ao longo de um longo período de tempo. Como é o exemplo do Monte Roraima, onde ao longo do tempo, este lugar, sofreu a ação do intemperismo físico, que modificou o seu relevo, e o que os macuxi falaram, foi as chuvas e um tremor de