Antropologia
Antropologia: a Cultura como Objeto de Estudo
Autor: Prof. Dr. Marcelo Flório
1.1 INTRODUÇÃO
O
objetivo da unidade 1 é conceituar a ciência antropológica que tem como premissa o entendimento do homem completo e cuja preocupação é a compreensão da existência humana em sua expressão global, ou seja, biopsicocultural. É destacada a importância do trabalho de campo para o antropólogo da cultura e suas etapas de pesquisa. O estudo da Antropologia cultural propicia ao ser humano o desenvolvimento de uma atitude sempre aberta ao aprendizado com a alteridade e, desse modo, estimula o respeito às diversidades culturais.
Na unidade 1, serão abordadas as seguintes temáticas:
» » Conceituação da Ciência Antropológica;
» » Os Campos de Estudo da Antropologia;
» » As Etapas de Pesquisa da Antropologia Cultural;
» » A Antropologia Cultural e a Noção de Alteridade.
ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
Ao final da unidade, espera-se que você seja capaz de:
» » Definir o que é a Ciência Antropológica;
» » Refletir sobre os diversos campos de estudo da Antropologia;
» » Compreender as etapas de pesquisa da Antropologia Cultural;
» » Entender a importância do estudo da alteridade para a Antropologia Cultural.
1.2 CONCEITUAÇÃO DA CIÊNCIA ANTROPOLÓGICA
A expressão “Antropologia” deriva de duas palavras gregas: anthropos, que significa “homem” e logos, que significa “estudo”. O objeto de estudo da ciência antropológica é o HOMEM em suas dimensões biológica e sociocultural. A antropologia é uma ciência que tem como objetivo o conhecimento do homem a partir do trinômio: Ciência Social, Ciência Humana e Ciência Natural (MARCONI; PRESOTTO,
2011, p. 1):
1) A Antropologia - enquanto ciência social - tem como proposta conhecer o homem enquanto indivíduo que interage em grupos sociais organizados.
2) A Antropologia - enquanto ciência humana - tem como objetivo conhecer o homem no todo: as crenças, costumes, história e linguagens.
3) A Antropologia