Antropologia
1ª aula – Conceito de Antropologia
Antropologia é a ciência que estuda o homem. Como o próprio termo propõe, e verificando-se etimologicamente, Anthropos – Estudo e Logos – Homem. Também denominada como ciência da humanidade, pelo fato de estudar o homem no âmbito da sociedade e da cultura a qual ele pertence, o que lhe confere os seguintes aspectos:
Ciência ou Antropologia Social: que estuda o comportamento humano, a cultura e as relações sociais.
Ciência ou Antropologia Humana: analisa o homem como um todo, conhecendo as culturas no tempo e espaço envolvendo a sua história, os costumes, a linguagem, os mitos, os valores, as crenças, os rituais, a religião etc.
Ciência ou Antropologia Natural: volta-se para o estudo da diversidade do corpo humano no passado e no presente, visando o conhecimento psicossomático e sua evolução.
Desse modo, segundo Marina de Andrade Marconi e Zelia Maria Neves Presotto, pode-se encontrar um conceito bem mais amplo para antropologia. Afirmando assim, que a antropologia é a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. É uma ciência que se interessa pelo homem como um todo, ou seja, como ser biológico e cultural, preocupando-se em desvendar fatos da natureza e da cultura. Tentando assim, compreender a existência humana em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, partindo do princípio da estrutura biopsíquica. Busca também a compreensão das manifestações culturais, do comportamento e da vida social.
2ª aula – Divisões da Antropologia: Antropologia Cultural e Física
- Antropologia Cultural: Este é o ramo muito amplo da antropologia, ele se preocupa com as manifestações culturais do homem, abrangendo aspectos arqueológicos, etnológicos, linguísticos e culturais. Estuda o modo de vida do ser humano, ou seja, estuda tudo que determinado grupo aprendeu a fazer. Sendo de interesse da antropologia cultural todas as sociedades humanas, estejam elas no passado, presente ou futuro.
De acordo com