Teconologia da Informação
As vantagens de utilizar um sistema de banco de dados é a rapidez na manipulação e no acesso á informação, redução do esforço humano (desenvolvimento e utilização), disponibilização da informação no tempo necessário, controle integrado de informações distribuídas fisicamente, redução de redundância e de inconsistência de informações, compartilhamento de dados, aplicação automática de restrições de segurança, redução de problemas de integridade.
Tratando os papéis humanos em um Sistema de Banco de dados no caso nossos queridos usuários. Num sistemas de Banco de dados possuímos a seguinte hierarquia “Programadores de Aplicações”, “Usuários Sofisticados”, “Usuários especializados”, “Usuários ingênuos”. Num Sistema de banco de dados também possuímos administradores, aquela pessoa que é responsável pelo controle do sistema de banco de dados sendo o “Administrador de dados (AD)” e o “Administrador do SGBD (DBA)”. Na Administração de Sistemas de banco de dados o papel do o “Administrador de dados (AD)” é efetuar a definição e atualização do esquema do Banco de dados e o papel do “Administrador do SGBD (DBA)” é a definição da estrutura de armazenamento e a estratégia de acesso, concessão de autorização para acesso a dados, definição de controles de integridade, definição de estratégias para copia de segurança (backup) e recuperação (recover), monitoramento do desempenho, execução de rotinas de desempenho, modificação da organização física.
Os SGBD têm sete características operacionais elementares sempre observadas, que passaremos a listar:
Controle de Redundâncias- A redundância consiste no armazenamento de uma mesma informação em locais diferentes, provocando inconsistências. Em um Banco de Dados as informações só se