A relação da informação o e seu impacto no controle da rede
Sara Monteiro Fernandes sara.monf@hotmail.com RESUMO A informação tem se tranformado no decorrer da História, em significado, uso, propósito e origem. Aliada à tecnologia, ela se reconfigurou completamente de modo que, propiciou às novas gerações, uma nova visão da comunicação. A potencilidade desenvolvida levou as Nações à observarem a informação com outros olhos e se converterem à cultura de informação, de modo que, sobreviver à essa cultura exigem um grande potencial competitivo e estratégico. Baseado nesse pressuposto, o presente artigo visa a compreensão da interferência provinda da cibercultura na atual conjuntura mundial e seus desdobramentos, de modo que, possamos perceber as dispustas pelo controle da informação, consequentemente, da rede.
Palavras-chave: Cibercultura, Informação, Comunicação, Rede, Controle.
INTRODUÇÃO
Compreender como chegamos a nossa atual conjuntura social e seus instrumentos canalisadores, nos levará a perceber a intríseca influência da cibercultua em nosso modelo social atuante. Resultante da relação entre sociedade, cultura e teconologia, a cibercultura reconfigurou a relação entre as pessoas incorporando o que conhecemos como conectividade.
Percursora da cultura de informação, a cibercultura se reproduziu mitóticamente em ambiente propício dos anos 90, refletindo em si fatores externos e ao mesmo tempo recombinando esses fatores em sua carga genética de modo que suas futuras gerações se tornassem compatíveis ao dinamismo social. Esse processo de divisão e multiplicação fomenta até hoje no que se refere à comunicação em rede, transcedendo em amplitude e profundidade. A rede tornou-se membro compositor de nosso sistema vital de sociabilidade, uma vez que, fazer parte dessa teia de relacionamentos predispõe a percepção de quem somos, onde pertencemos e o porquê pertencemos.
A comunicação em Rede A comunicação desde o príncipio histórico, foi elemento divisor