Impactos da tecnologia
O presente trabalho tem como tema Impactos da tecnologia e dos sistemas de informação na transformação das organizações. Deste modo, pretende se dar a conhecer ao estudante quais os impactos da tecnologia dos sistemas de informação nas transformações das organizações.
As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo e turbulento, que se altera a todo instante com uma velocidade alucinante, exigindo das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das alterações. A busca da competitividade, através de minimização dos custos e ganhos da produtividade, está fazendo com que as organizações procurem por inovações tecnológicas que facilitam numa vantagem competitiva. Portanto, a utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência das organizações.
IMPACTOS DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Os impactos das novas tecnologias sobre o trabalho feito nas empresas podem ser percebidos como mudanças em diversas vertentes a destacar:
Conteúdo e natureza das tarefas;
Skill requeridos;
Pressões e ritmo de trabalho;
Interacção entre os operários;
Quantidade de operários;
Distribuição e localização dos operários;
Horários e duração das jornadas; As modificações no conteúdo e natureza das tarefas, quando deixam de utilizar métodos manuais e passam a electrónicos ou utilização de escritórios virtuais, geram reacções comportamentais como resistências e medos. Em relação às habilidades do trabalhador, os impactos podem ser de maior ou menor grau, dependendo do ramo da empresa, porém todos os trabalhadores deverão sofrer os impactos da tecnologia.
Rodrigues (1988) destaca que os efeitos da TI sobre o trabalho e o trabalhador são analisados em:
A Tecnologia da Informação altera profundamente as relações do trabalhador com seu trabalho. A principal mudança ocorre na natureza da tarefa, que antes era manual, com contacto directo e físico, e agora electrónico, abstracto e através de um sistema de informação.