trabalho mec solos II 1
As sondagens são métodos de engenharia que têm como objetivo a extração de informações de superfície de uma área na terra, ou na água, através de perfurações para determinar as espessuras, profundidades, estruturas e índices de resistência.
SONDAGEM A TRADO Sondagem a trado é um dos métodos de investigação do solo, utiliza a trado como instrumento para realizar a coleta do material a ser estudado, que é um tipo de amostrador de solo, de baixa e media resistência, constituído por laminas cortantes, que podem ser composta por duas peças, de forma convexa (trado concha) ou única, de forma helicoidal. A sondagem a trado é executada de forma manual, com pequeno diâmetro, realizada a cada metro de avanço ou quando ocorre à mudança do tipo de solo, tem como finalidade a coleta de amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório ou não e também identificar o nível d’agua. Os trados manuais são geralmente usados até profundidades de cerca de 6 metros e em solos pouco consistentes. São mais utilizados em obras de pequeno porte, que não envolvam fundações. A sondagem a trado e normatizada pela NBR 9603.
APARELHAGEM:
Trado cavadeira, trado helicoidal, cruzetas, hastes, luvas de aço, chaves de grifo, medidor de nível d’agua, metro ou trena, recipiente para amostras, parafinas ou fitas colantes, sacos plásticos e de lonas, etiquetas para identificação e ponteira constituída por peça de aço terminada em bisel.
SONDAGEM A PERCUSSÃO (SPT)
A Sondagem à Percussão é o teste mais aplicado na construção civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. No Brasil a sondagem a percussão foi normatizado pela ABNT na NBR 6484 “Solo – Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), que permite a definição do perfil geológico e a capacidade de carga das diferentes camadas do subsolo.
As principais