Trabalho sobre Enzimas
Método espectrofotométrico na região do ultravioleta a 220/275nm (4) descrito na 20ª edição do Standard Methods for the examination of Water and Wastewater2.
Aplicável em águas com baixo teor de matéria orgânica. Baseia-se na medida de absorção na região do ultravioleta a 220nm do nitrato utilizando ácido clorídrico 1mol.L-1 para eliminar interferentes. Dado que a matéria orgânica também absorve radiação a 220nm e que o nitrato não absorve a 275nm, uma segunda medição a 275nm, corrige o valor da leitura correspondente a nitrato.
O procedimento analítico utilizado para determinação de nitratos foi transferir 50mL da amostra para um balão volumétrico de 50mL e adicionar 1mL de ácido clorídrico 1 mol.L- 1. Homogeneizar e medir a absorbância em espectrofotômetro na região do ultravioleta a 220nm e 275nm utilizando como branco água purificada preparado nas mesmas condições da amostra. O valor da absorbância referente ao íon nitrato (λ=220nm) deve ser corrigido para interferências de compostos orgânicos (λ=275nm) através da fórmula: A220 = A275.- 2. A Se o valor da absorbância corrigida (A) for maior que 10% do valor de absorbância a 220nm (A220), o método não deve ser usado. Determinar a concentração de nitrato utilizando a curva padrão previamente estabelecida a partir da solução padrão de 10mg (NO3-).L-1, expresso em nitrogênio no intervalo de 0 a 7 mg N (NO3-).L-1.
2ª Atividade
- Construir o gráfico de Abs x volume de enzima
- Construir o gráfico de Abs x concentração de sacarose
- Construir o gráfico de Abs x pH
- Construir o gráfico de Abs x temperatura
3º Atividade
3.1 Volume da enzima x Absorbância Neste experimento pode-se observar que a relação entre volume de enzima (concentração de enzima) e absorbância possuem uma relação diretamente proporcionais comparando a Figura 3.1A que representa a literatura e a Figura 3.1B do experimento. Na Figura 3.1B pode-se observar que a curva seguiu uma mesma tendência da curva padrão,